segunda-feira, 2 de julho de 2018

Como se tornar um Bombeiro Comunitário

Como se tornar um Bombeiro Comunitário


Para se tornar um Bombeiro Comunitário e auxiliar o Bombeiro Militar prestando um serviço voluntário você precisa seguir os seguintes passos:

Primeiro Passo- Se inscrever para o CBAE – Curso Básico de Atendimentos a Emergências. Realizar o curso e ter
aprovação com nota superior a sete para receber o certificado. O curso básico tem duração de 40 horas ou seja um mês. E você recebe o certificado de Birgadista Voluntário e Agente de proteção Cívil nível I. O Curso é gratuito.

Segundo Passo - Se inscrever para o CAAE – Curso Avançado de Atendimento a Emergência, realizar a prova intelectual e se aprovado, deverá preencher os pré requisitos exigidos e terá uma vaga no curso. O curso tem duração de 104 horas e se aprovado no curso poderá realizar o estágio operacional de 240 horas, se for aprovado no estágio, receberá o certificado de Brigadista Particular e Agente de Proteção Cívil nível 2. O Curso é gratuito. 

Depois de concluídos os créditos dos cursos Básico (CBAE) e Avançado (CAAE) de Atendimento a Emergências - Prevenção e Combate à Incêndios, Primeiros Socorros, Noções de Salvamento e Prevenção de Acidentes – os alunos realizam o estágio operacional supervisionado nas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar, o que proporciona a experiência, aproximando o estagiário de situações reais, dando a ele uma condição psicológica desejada para agir corretamente quando se deparar com uma situação emergencial, permitindo assim que ele tome ações iniciais que poderão evitar ou minimizar as consequências de um acidente ou incêndio
O Curso de Bombeiros Comunitários tem por objetivo capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, formando ainda, na comunidade, uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidades públicas. Tendo como objetivos indiretos: a multiplicação de conhecimentos e cuidados básicos, através de palestras e treinamentos, visando minimizar os efeitos desastrosos de primeiros atendimentos realizados por pessoas leigas; a criação de uma cultura prevencionista nas comunidades, propiciando mais segurança e melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade; e o aumento da interação do Corpo de Bombeiros Militar com a Comunidade.
Quem pode fazer o curso?
Cidadãos, feminino ou masculino, que tenham no mínimo 18 anos, 2º grau completo, que estejam em dia com as obrigações civis e militares e que gozam de bom conceito e irrepreensível conduta perante a comunidade.

Desta forma você irá contribuir muito com a sociedade, além de estar realizando uma prática muito bacana que é o voluntariado, realizará um curso de forma gratuita e aumentará ainda mais seus conhecimentos e poderá ainda atuar como brigadista particular em eventos enquanto estiver ativo como Bombeiro Comunitário na sua cidade.

O CBAE e o CAAE têm carga horária total de 392 horas/aula, as quais são ministradas de forma flexível, ou seja, nos dias e horários mais adequados para cada turma. Após a conclusão do curso, os bombeiros comunitários podem atuar como voluntários nas viaturas do CBMSC, com base na Lei 9.608/98 (Lei do Voluntariado), auxiliando o efetivo militar.

E para me tornar um Bombeiro Militar, o que eu preciso fazer? 
Além de preencher os pré requisitos necessários como por exemplo, idade, altura, formação em curso superior . Aí você precisa realizar o concurso público quando estiver disponível e concorrer uma vaga. Passará por prova intelectual, prova física, exames de saúde e prova psicológica. Após aprovado em todas as etapas é que você poderá realizar o curso de Formação e se tornar um Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina.

CBAE III - Inscrições Abertas







COMO SER BOMBEIRO COMUNITÁRIO

  Os interessados no Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) devem ficar atentos na página  cursos ao cidadão  onde são postados todos os editai...